quarta-feira, 4 de julho de 2018

Após racismo, marcas cancelam parcerias com youtuber Cocielo

Após dizer que um jogador negro faria "uns  arrastão top na praia", o youtuber Júlio Cocielo viu sua imagem e popularidade despencar. "Mbappé conseguiria fazer uns arrastão top na praia hein [sic]", esta foi a mensagem de Cocielo no Twitter, detonada por internautas. O youtuber fazia referência ao jogador da seleção francesa, Mbappé. Cocielo chegou a pedir desculpas, mas essa não é a primeira vez do moço. Diante disso, marcas famosas como Adidas, Coca-Cola, Submarino e McDonald's anunciaram que não fazem mais parceria com o jovem. Veja os comunicados, publicados pelo jornal Estado de S. Paulo:

Em nota enviada ao E+, a Adidas comunicou que, por repudiar "todo e qualquer tipo de discriminação, decidiu suspender a parceria com o youtuber Júlio Cocielo". 

Já o Itaú disse que o youtuber "não faz mais parte" de qualquer ação publicitária e que a empresa "repudia toda e qualquer forma de discriminação e preconceito", e espera que "o respeito à diversidade sempre prevaleça". 

A Coca-Cola, que já realizou algumas ações publicitárias pontuais com o youtuber, declarou que não tem mais qualquer ligação com o youtuber e que "não tem planos para futuras parcerias", ressaltando que repudiam "qualquer forma de racismo, machismo, misoginia e homofobia" e que "o respeito à diversidade é um dos principais valores da companhia". 

O McDonald's, que também já realizou ações com o youtuber, disse apenas que "não tem nenhuma relação comercial com ele". 

No Twitter, o Submarino disse que "repudia veementemente qualquer manifestação racista e tomará as providências necessárias", e retirou a campanha em que Cocielo aparecia do ar. 

A Gillette, que fez ações com Cocielo no início da Copa do Mundo, disse que, "como ele não tem nenhum contrato vigente com a marca", não vai se manifestar em relação ao episódio.

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