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Jornada pedagógica de Almadina discute avalição da aprendizagem

Foi aberta na manhã desta quinta-feira (3), em Almadina, a Jornada Pedagógica 2011. Na cerimonia de abertura estiveram presentes autoridades municipais, professores e diretores de escolas.

O prefeito José Raimundo Láudano disse que o município está trabalhando para adequar-se ao novo Plano Nacional de Educação (PND). Plano este que é composto de 20 metas a serem alcançadas entre 2011 e 2020 e pontos fundamentais para a melhoria da educação, como a introdução da cultura da qualidade à educação no Brasil e o foco na valorização do profissional da educação.

Já o presidente do Conselho Municipal de Educação, Ronaldo Oliveira, em seu discurso disse que os professores devem ter compromisso com a educação de Almadina.

“Avaliação da Aprendizagem: Dilemas e Perspectivas”

Este ano a Jornada está discutindo a questão da Avalição da Aprendizagem dos alunos em sala de aula. Questão esta muito complexa, de acordo com o secretário municipal de educação, Antônio José Santana (o Tom John). Atualmente o sistema de avaliação nas escolas é a partir das provas, que avalia a “competência” do aluno por meio de números. Conceito este errôneo, de acordo com o secretário, já que rotula os alunos em bons ou ruins / mais inteligentes ou menos inteligentes.

Em sua opinião, o sistema não deve abolir de vez as provas, mas sim passar a considerar outras formas de avaliação, partindo do princípio da avaliação personalizada.

Isto foi o que foi explanado pela professora e escritora Lilian Lima, palestrante da jornada 2011. Segundo ela a escola precisa valorizar as diferenças de aprendizado e não se ater somente às normas livrescas na hora de avaliar seus alunos. “Apenas nota não avalia ninguém, porque pessoas não são números”, afirmou Lilian Lima, autora dos livros “Escola não é circo e professor não é palhaço” e “Por dentro da educação infantil: a criança em foco”.

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