About Me

teste-anuncia-728x90px

Coluna Empreendedorismo: Dados importantes do cenário nacional

Cidades Inovadoras e Empreendedoras
4 PARTE

COMPROVADAMENTE 60% das micro e pequenas empresas não sobrevivem mais do que 3 anos, gerando uma perda na economia de mais de R$ 6 bilhões por ano.

ARTE & CULTURA GERANDO EMPREGO E RENDA – Cidades das mais diferentes regiões do Brasil estão aprendendo a transformar folclore, tradições populares e recursos naturais da região em produtos de artesanato, obras de arte, música, festas populares e outros “produtos de arte e cultura”. É a transformação do conhecimento e talento típicos da região em desenvolvimento para a cidade.

TURISMO VOCACIONADO – O setor de turismo oferece excelentes oportunidades de desenvolvimento, com preservação do meio ambiente e valorização da cultura e do potencial histórico e natural das regiões. Como ocorre em muitos países desenvolvidos, várias pequenas cidades estão lançando pousadas típicas, festas populares, projetos de turismo rural, circuitos gastronômicos, feiras de artesanato e outras iniciativas voltadas para a atração de turistas.

EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO SOCIAL – Até no segmento puramente social podem ser encontradas iniciativas de grande destaque. São muitos os projetos de educação e fortalecimento das capacidades de populações excluídas que estão proporcionando a geração de novas oportunidades de trabalho e renda, criando novas perspectivas de vida para as pessoas. CONTINUE LENDO...

COMÉRCIO EMPREENDEDOR E INOVADOR – Apesar de ser uma das mais antigas atividades econômicas desenvolvidas nas cidades, o comércio tem sido revitalizado e renovado em diversas cidades brasileiras. Novos conceitos de organização das lojas, produtos inovadores e estratégias diferenciadas de promoção são algumas das iniciativas adotadas por cidades que estão desenvolvendo projetos de referência na área do comércio.

C O U R O, C A L Ç A D O S E ACESSÓRIOS – Este segmento é particularmente curioso, pois representa a integração do segmento agropecuário, produtor da matéria prima na forma do couro, com o segmento industrial, responsável pelo beneficiamento e manufatura, além do comercial, que responde por todo o processo de promoção, venda e distribuição. A competitividade do Brasil neste setor está demonstrando como é possível promover o crescimento econômico e social nas cidades que estimulam e apóiam o espírito empreendedor.

Estes são apenas alguns exemplos de segmentos de negócios que estão alavancando o desenvolvimento de cidades pequenas, médias e grandes em todo o Brasil. Muitos outros setores poderiam ser citados tais como: pesca e maricultura; extrativismo seletivo mineral e vegetal; biodiversidade e biotecnologia; setor de serviços; reciclagem e meio ambiente; hortifrutigranjeiros, vitivinicultura, entre outros.

Não há como negar que os problemas e desafios enfrentados por todas as cidades podem ser superados quando se coloca numa mesma “panela” alguns ingredientes básicos como: trabalho, talento, criatividade e determinação.

Muitas cidades estão provando que esta “receita” não falha. É possível promover o desenvolvimento social e econômico quando a região começa a empreender e inovar. Mas é claro que esta jornada exige planejamento e um “tino” especial para assegurar que os acertos sejam maiores e mais numerosos do que os erros. É aí que surge a importância de algumas “alavancas” muito especiais...

MUNICÍPIOS ONDE HÁ INCUBADORAS OU PARQUES

Panorama ANPROTEC - Incubadoras de Empresas e Parques Tecnológicos das micro e pequenas empresas não sobrevivem mais do que 3 anos, gerando uma perda na economia de mais de R$ 6 bilhões por ano.

Pergunta que não cala...

Tudo isso acontece em outros lugares: São João que o povo gosta com músicas típicas; divulgando através de rádio, televisão e outdoor; gerando emprego e renda na festividade; trazendo gente de outras cidades, e até mesmo outros Estados, como é o caso de pessoas que foram morar em Salvador, São Paulo, Rio etc. Festa lá é de dia e de noite. O povo festeja mesmo. Vêm para gastar e se divertir.

Outras cidades têm órgãos que se preocupam com o comércio e trazem inovações para cada vez mais fortalecer e gerar emprego, renda e impostos para dentro da cidade e trazem cursos profissionalizantes, preparando e qualificando a mão de obra para trabalhar em sua própria cidade.

Estamos cansados de concursos de cartas marcadas, de falta de gente competente em secretarias municipais e estaduais. Estamos cansados de gestores que não sabem administrar e não sabem o que fazer, a não ser encher seus bolsos e de mais alguns. Que não trazem nada de novo; que não fazem nada vezes nada para o crescimento econômico desta cidade.

Não faremos como os espias, que tiveram medo de tomar posse da Terra que Deus prometera, faremos, sim, a diferença como os Gigantes de Gideão, que guerrearam e venceram em nome de Deus. Essa será a nossa luta! Queremos uma cidade voltada para o futuro, jamais esquecendo-nos dos ensinamentos sábios do passado. Essa Força Jovem mudará, com Deus, a história desta cidade.

Um Forte Abraço do amigo

Anderson Clayton
_____________________________________________________________
ATENÇÃO: As opiniões contidas em artigos assinados por nossos colunistas não representam necessariamente a posição do Fato Entre Aspas. Por isso, quem se sentir ofendido, favor enviar pedido de direito de resposta para nossa redação ou entre em contato diretamente com o autor da coluna.

Postar um comentário

0 Comentários