About Me

teste-anuncia-728x90px

Coluna Empreendedorismo: Mas, então, o que fazer?

Cidades Empreendedoras e Inovadoras
PARTE 3

Não há outra saída. O negócio é achar a solução dentro de casa...

As cidades e os países que estão conseguindo “sair do buraco”, do desemprego e da desigualdade são aqueles que acreditaram nas pequenas empresas, nos projetos cooperativos, no associativismo, na diferenciação, na inovação.

A grande tarefa dos Prefeitos e Vereadores para superarem o desafio da geração de emprego e renda é estimular e apoiar o desenvolvimento de empreendimentos inovadores e competitivos, que consigam competir no mercado local, nacional e, quem sabe, até internacional.

É a criação de novos negócios e o fortalecimento dos negócios já existentes que vai possibilitar a geração e manutenção dos empregos, a distribuição da renda e a geração de impostos que permitirão investimentos em áreas prioritárias para a região. Somente desta forma é possível promover um processo realmente sério de desenvolvimento sustentável.


O NOVO CAMINHO É EMPREENDER.
O NOVO CAMINHO É INOVAR!

• Estimular e apoiar a criação de novas empresas.
• Preparar as pessoas para atuar em novos segmentos de mercado.
• Propor novas formas de aproveitar o potencial e a vocação da região para criação de novos produtos e serviços.
• Descobrir meios de manter os jovens e as pessoas criativas e talentosas na cidade de origem, evitando a fuga para grandes centros.
• Envolver a comunidade para discutir caminhos para o fortalecimento da economia da região.
• Criar um ambiente favorável ao surgimento de idéias criativas que possam gerar novos negócios que promovam o desenvolvimento da região.

No Relatório “Desencadeando o Empreendedorismo: o Poder das Empresas a Serviço dos Pobres”, preparado recentemente pela Comissão para o Setor Privado & Desenvolvimento, o Secretário Geral das Nações Unidas, Kofi Annan, propôs dois grandes desafios: como desencadear o potencial do setor privado e do empreendedorismo em países em desenvolvimento, e como o setor privado pode ser encorajado no Empreender. Inovar significa... combate à pobreza!

O relatório enfatiza o papel das “pequenas empresas como criadoras de emprego, representando sementes para a inovação e o empreendedorismo”.

Não tem segredo! O caminho mais rápido e seguro para promover a qualidade de vida da população é criar condições para que os pequenos negócios floresçam e se fortaleçam na região, promovendo o desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. Para isso, é necessário ser criativo, ser empreendedor, ser inovador. Mas como fazer isso? Cidades Empreendedoras geram empregos. Cidades Inovadoras são mais competitivas.

Fica no ar minha pergunta...

Como pode este humilde Colunista, deste humilde site, providenciar as respostas, que o povo desta cidade tão carente e esquecida pelos poderes municipal e estadual, de alguma forma responder e renovar os sonhos de cada cidadão, que anda desacreditado com a gestão e vê seus votos e compromissos sendo esquecidos por falta de gente competente e de compromisso sólido e voltado para o bem estar de nossa cidade e nossos moradores?

Creio em Deus e em seu Filho Jesus, que neste novo ano de 2012, Deus levantará os Valentes de Gideão, para guerrear uma nova guerra, trazer com braços fortes e Deus na vida, os tão sonhados projetos que nossa cidade espera há tempos.

Um forte Abraço do amigo

Anderson Clayton
Entre em contato comigo: dannclay@hotmail.com
_____________________________________________________________
ATENÇÃO: As opiniões contidas em artigos assinados por nossos colunistas não representam necessariamente a posição do Fato Entre Aspas. Por isso, quem se sentir ofendido, favor enviar pedido de direito de resposta para nossa redação ou entre em contato diretamente com o autor da coluna.


Postar um comentário

0 Comentários