Porque Incubadoras, Parques e APLs já são “soluções garantidas” para promover empreendedorismo e inovação.
6 PARTE
Não há como negar o sucesso que o Brasil vem obtendo mundialmente com os diversos casos de Incubadoras de Empresas, Parques Tecnológicos, Arranjos Produtivos Locais e outros mecanismos de promoção do empreendedorismo e da inovação. Apenas para enfatizar este ponto, vale apena ressaltar algumas questões:
INCUBADORAS E PARQUES SÃO “SÍMBOLOS" DO EMPREENDEDORISMO E DA INOVAÇÃO”
As Incubadoras e Parques implantados por todo o Brasil se consolidaram como verdadeiros “símbolos físicos” do Empreendedorismo e da Inovação em suas regiões. As pessoas da cidade precisam de uma referência para saber onde as coisas acontecem e os diversos casos de brasileiros em operação demonstram o quanto este tipo de obra pode mudar o perfil e a cultura de uma região.
EFEITO MULTIPLICADOR
A energia positiva e o esforço coletivo concentrados em torno do desafio da implantação de uma incubadora ou Parque geram um efeito muito superior aos limites físicos do empreendimento. É natural e quase obrigatório que diversas outras iniciativas induzidas direta ou indiretamente acabem surgindo como resultado do esforço inicial. A consequência é um “Efeito Dominó Positivo”, marcado por outros projetos e ações empreendedoras.
PENSAR GRANDE E COMEÇAR RÁPIDO
O processo de desenvolvimento social e econômico de uma região certamente é um desafio de grande complexidade e exige visão de longo prazo. Por outro lado, é fundamental começar rápido, gerar resultados e promover um efeito demonstrativo. Este é o papel de um mecanismo como a Incubadora ou o Parque. Trata-se de um a f o r m a o b j e t i v a , concreta e eficaz para começar a fazer acontecer.
RESULTADOS DIRETOS
Os casos já existentes no Brasil permitem afirmar com segurança que as Incubadoras e Parques geram resultados excepcionais, proporcionalmente ao investimento que demandam, em termos de empregos gerados, geração de impostos, desenvolvimento do empreendedorismo, geração de novas tecnologias, apoio a outras cadeias produtivas já estabelecidas e outros.
VITRINE, LABORATÓRIO E PLATAFORMA
A Incubadora, o Parque ou outro mecanismo de promoção de empreendimentos inovadores acabam normalmente assumindo três funções paralelas, mas extremamente importantes:
- Vitrine – uma Incubadora ou Parque acaba se tornando na grande “vitrine” do Empreendedorismo e da Inovação numa cidade. Isto acaba sendo fundamental para disseminar a cultura de desenvolvimento na região, atrair investimentos e vender outros projetos estratégicos;
- Laboratório – a implantação de um projeto desta natureza oferece à cidade a oportunidade de testar e experimentar estratégias, caminhos e soluções para o seu desenvolvimento;
- Plataforma – Finalmente, um dos grandes resultados da implantação de uma Incubadora, Parque ou Pólo Tecnológico é a montagem de uma verdadeira “plataforma” para a estruturação e lançamento de outros projetos estratégicos para o desenvolvimento da cidade e da região. Não tem segredo para gerar emprego e renda é preciso gerar empresas e fazer com que elas sobrevivam e cresçam.
Hoje, sem indagações...
... Mas fica um desafio...!
Aos leitores deste site e, em especial, os leitores de minha COLUNA. Se entre vós existe alguém com coragem e ousadia, PARA MANDAR-ME UM EMAIL OU LIGAR, com o objetivo de criticar ou opinar a respeito do que escrevemos e nossa visão a respeito de mundo, Brasil e o que sonhamos para Coaraci. Deixo-lhes uma frase: “E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo. (Ezequiel, 36.26)
Anderson Clayton
dannclay@hotmail.com
73 8114-2518
73 9123-1983
0 Comentários