About Me

teste-anuncia-728x90px

Alunos da Rede Pública de Itajuípe participam da Semana Nacional do Trânsito

Os alunos usaram cartazes e criatividade na mobilização do Projeto "Trânsito na Escola" (Foto: Ascom)
A Escola Municipal Frei Henrique Woltering, de Itajuípe, participou na última terça-feira, 21, das comemorações da Semana do Trânsito que é comemorada em todo o Brasil até o próximo domingo, dia 25. Alunos do 5º ano da escola promoveram uma mobilização na Praça Adonias Filho, como parte do projeto “Trânsito na Escola”. 

O projeto tem como finalidade conscientizar os pedestres e motoristas a respeitarem as leis de trânsito e a vida como um todo, organizando o espaço urbano. 

Os motoristas foram conscientizados pelos estudantes
Segundo um levantamento feito durante 10 anos pelo Ministério da Saúde, a Bahia é o estado do Nordeste com mais mortes no trânsito, uma média de duas mil por ano. Em média cinco pessoas morrem por dia, vítimas de acidentes no estado. Na BR-324 é registrado o maior índice de acidentes nas estradas e os flagrantes de imprudência ocorrem a todo instante. 

O Brasil é o oitavo país em vítimas fatais. Traumas de trânsito é a nona causa de mortalidade no mundo. Pensando em dados alarmantes como esses, a diretora Alcenir Bezerra, juntamente com a professora Telma Andrade e os alunos do 5º ano da escola da rede municipal, resolveram pela primeira vez, conscientizar a todos a exercer a cidadania. Folhetos foram distribuídos aos condutores e pedestres. Houve ainda apresentação de vídeos com vários tipos de acidentes no trânsito, onde as causas mais comuns estão relacionadas ao excesso de velocidade, ultrapassagem em local proibido, falta de atenção e uso de bebida alcoólica. 

O projeto contribui também, para a elaboração de um abaixo-assinado que será levado ao Gestor Municipal, com o pedido de implantação de mais placas de sinalização e faixas de pedestres em locais, onde há um grande fluxo de circulação de pedestres e veículos. 

Segundo a professora Telma Andrade, “esse projeto tem grande importância para os nossos alunos, pois é uma forma de colocarem em prática tudo que aprenderam em sala de aula, como a conscientização sobre a preservação e o respeito à vida”. 

Reportagem: Edilany Santos - ASCOM/ITAJUÍPE 

Postar um comentário

0 Comentários