About Me

teste-anuncia-728x90px

E agora ???

Ideias e Propostas para Plataformas dos Prefeitos 
 “Geradoras de Emprego e Renda” – PARTE 7 

Agora que já está claro como promover o desenvolvimento sustentável de uma região por meio dos novos negócios, das pequenas empresas e dos projetos de empreendedorismo e inovação, é importante apresentar algumas idéias e propostas concretas de como fazer tudo isso acontecer na prática. Estas sugestões estão divididas em quatro grandes blocos: 

- Incubadoras de Empresas; 
- Parques Tecnológicos; 
- Arranjos Produtivos; 
- Ações e Programas de Suporte. 

Incubadoras de Empresas 

A Semente da Transformação. Como uma Incubadora de Empresas pode mudar uma Cidade -- As Incubadoras de Empresas começaram a surgir no Brasil no final da década de 80. Hoje são mais de 250 em todo País, sendo que existem em cidades com 20 mil habitantes e em metrópoles com mais de 10 milhões. Em ambos os casos as incubadoras estão fazendo “germinar e crescer” novos empreendimentos nos mais diferentes setores da economia. Apenas para reforçar, Incubadoras de Empresas são mecanismos extremamente simples e objetivos para promover o empreendedorismo e a inovação numa cidade. Algumas comparações frequentemente adotadas ajudam a entender melhor o conceito de incubadora: 

“Shopping de Empresas” – A incubadora é um “endereço privilegiado” onde novas empresas podem se instalar e se desenvolver, contando com serviços especializados e podendo atingir um público diferenciado. Em algumas cidades, as incubadoras estão sendo utilizadas também para divulgar produtos e serviços de outras empresas da região. 
“Laboratório de Empresas” – a Incubadora é um ambiente adequado para “experimentar” novos conceitos, “testar” novas ideias e lançar novos produtos. Pode ser uma nova tecnologia ou um novo jeito de fazer um produto antigo. Pode ser uma nova forma de resolver um problema já conhecido ou uma ideia para aproveitar uma oportunidade ainda não percebida pelo mercado. O Importante é que a incubadora cria as condições necessárias para o processo de inovação. 
“Escolas de Empresas” – a incubadora é uma “escola”. É um lugar onde jovens empreendedores se transformam em empresários, onde os empregados aprendem um novo ofício, onde a cidade aprende a reconhecer a importância do empreendedorismo. 
“Micro-ambiente favorável” – a incubadora cria um ambiente favorável ao surgimento de novas ideias e, principalmente, ao desenvolvimento sustentado dos novos empreendimentos. Uma empresa numa incubadora cresce mais rápido e sobrevive mais tempo. 

Por onde anda os incentivadores de nossa querida Coaraci? 

A cada dia que passa me pergunto onde andas os políticos de bem, com projetos e iniciativas voltados para a projeção e qualificação dos jovens de nossa cidade. Até quando ficaremos de braços cruzados vendo a banda passar? Queremos mobilizar o máximo de pessoas para o “acordamento”, onde se levantarão homens e mulheres de bem para mudar a nossa cidade. A Força Jovem vem ai, com Deus e o povo para mudar....!

Postar um comentário

0 Comentários