About Me

teste-anuncia-728x90px

Parques Tecnológicos

Como um Parque Tecnológico ajuda a direcionar o crescimento da região? 

O número de Parques Tecnológicos tem aumentado a uma taxa muito elevada nos últimos 3 anos. Muitas são as razões deste crescimento: 

•As empresas geradas nas incubadoras precisam de um espaço adequado para se implantarem de forma definitiva; 
•Parques Tecnológicos são empreendimentos de maior porte, que geram impactos mais significativos e perceptíveis em termos de geração de emprego e número de empresas abrigadas; 
•As cidades brasileiras carecem de projetos que ajudem a orientar o processo de desenvolvimento urbano e a organizar investimentos em áreas correlatas; 

•Parques Tecnológicos podem, e devem, ser mais abrangentes, contemplando diversos setores empresariais e, portanto, gerando benefícios mais amplos para todo o município. CONTINUE LENDO... 

O problema é que, associado aos diversos benefícios e vantagens, surge um conjunto de desafios e dificuldades que devem ser considerados quando do planejamento de um Parque Tecnológico: maior necessidade de investimento (especialmente em infra-estrutura), exigência de uma “massa crítica” de empresas já existentes que constituam uma demanda real para a implantação do parque, localização adequada para contribuir com o desenvolvimento da região entre outros. 

Levando-se em consideração estes cuidados, os Parques têm se apresentado como uma excelente estratégia de organização do espaço urbano e promoção de um ambiente de inovação adequado ao desenvolvimento e crescimento de empresas competitivas. Dentre as principais variantes de Parques Tecnológicos existentes, destacam-se: 

• Parques Tecnológicos “Tradicionais” –Espaços dotados de infra-estrutura especializada, entidade gestora competente e serviços de suporte voltados para promoção de sinergia e desenvolvimento das empresas de base tecnológica instaladas no Parque. 
• Parque Agroindustrial ou Agroparque –Complexos estruturados para dar suporte à criação e desenvolvimento de empreendimentos na área do agronegócio e que, em alguns casos, possuem grandes dimensões, coerentes com os negócios típicos da área rural. 
• Parques Tecnológicos Urbanos – Parques que se localizam em regiões urbanas em processo de revitalização ou reordenação e que visa explorar uma localização privilegiada ou um pólo de empresas já existentes para promover um desenvolvimento mais acelerado dos setores empresariais que visa ser estimulador. 
• Parques de Inovação – Complexos urbano-ambientais-empresariais que visam abrigar empresas e outras iniciativas estratégicas para o desenvolvimento de uma região, contemplando diversos segmentos industriais ou de serviços que se caracterizam por serem inovadores e desempenharem um papel importante no desenvolvimento da região. 
• Parques Científicos – Normalmente localizados junto a universidades e centros de pesquisa, estes parques visam abrigar centros de tecnologias, núcleos de pesquisa, institutos e outras entidades de Ciência e Tecnologia. 

 Segue minhas lógicas e fundadas indagações, por que nossos “queridos” políticos não se mobilizam para esse tipo de ação em nossa querida região e cidade... 
Abraço a todos.
   Anderson Clayton

Postar um comentário

0 Comentários