About Me

teste-anuncia-728x90px

Projeto prevê construção de 150 casas na Zona Rural de Coaraci

Muitos pequenos agricultores se deslocaram até à prefeitura para se cadastrar (Foto: Genisson Santos)
Foi realizada na manhã desta segunda-feira (14), no Auditório da Prefeitura de Coaraci, uma reunião de esclarecimento sobre o Plano Nacional de Habitação Rural (PNHR), que é uma extensão do Programa “Minha casa, Minha Vida”, do Governo Federal e Ministério das Cidades, que conta com financiamento da Caixa Econômica Federal. 

Romy Fonsêca, representante da Prodema
De acordo com Romy Fonsêca, representante da Prodema (Agência para Promoção do Desenvolvimento da Educação, Mobilização e Organização Socio-ambiental), órgão responsável pelo projeto, pretende-se construir 150 casas populares na zona rural do município. Cada imóvel construído custará ao beneficiário mil reais, valor esse que poderá ser pago em quatro parcelas de R$ 250, por ano. Além disso, os agricultores só começarão a pagar um ano depois da assinatura do contrato.

Para participar, entre outros requisitos, os agricultores familiares não devem ter o nome no CADIN (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados no Setor Público Federal).      


Mais dignidade para o pequeno agricultor

A dona de casa Maria Luciene também deseja construir sua casa (foto 3)
O Programa “Minha casa, Minha Vida Rural” tem como público-alvo agricultores familiares, índios e quilombolas. No município de Coaraci, o foco são os pequenos agricultores que poderão ter “sua moradia com dignidade”, ressaltou Romy Fonsêca. 

Dignidade e permanência do homem no campo. É isso que destaca a prefeita de Coaraci, Josefina Castro. Segundo ela o programa contribui para o fortalecimento da agricultura familiar. 

Seu José Antônio também compareceu a reunião do PNHR
Seu José Antônio de Almeida, de 79 anos, é um destes pequenos agricultores que estão em busca de um sonho: construir sua casinha de concreto. Atualmente, a casa do seu Antônio, construída há quase 20 anos e que fica na região da Serra da Palha, é de tábua.  

Este também é o caso da dona de casa Maria Luciene Farias de Souza, 47, (foto 3) moradora da região do Corcovado de São Domingos. Ela conta que até hoje não conseguiu construir sua casa por dificuldades financeiras. Ela é beneficiária do Programa Bolsa Família.

Assim como estes exemplos, outros coaracienses também poderão ter suas casas financiadas pela Caixa. O PNHR conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Coaraci e EBDA.   

Postar um comentário

0 Comentários