About Me

teste-anuncia-728x90px

Desembargadora Coaraciense toma posse como Vice-Presidente do TRE-BA

Eleita pelo Tribunal de Justiça (TJ-BA) para substituir o Juiz Carlos Alberto Dultra Cintra na vaga destinada aos desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), foi empossada como a nova Vice-Presidente do Regional baiano, na manhã desta terça-feira (11), a Desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões do TRE-BA. A magistrada, que já havia atuado como Juíza Substituta no TRE-BA pela vaga de Desembargador no biênio 2011 a 2012, passa a ocupar agora uma das duas vagas destinadas aos desembargadores na Corte Eleitoral. 

O seu mandato vai até 11 de dezembro de 2014. Em pronunciamento de posse, a nova integrante do TRE baiano lembrou a tarefa de julgar como “solitária e tortuosa”, agradeceu a sua escolha pelos pares no TJ-BA e reverenciou os pais, Antônio Ribeiro Santiago e Maria Barreto Santiago (a Dona Santinha). “Os maiores compêndios e as mais respeitadas lições doutrinárias de nada me serviram se não trouxesse marcado na alma o ensinamento primeiro, lá em Coaraci”, recordou. 

A Desembargadora foi saudada pelo Juiz do TRE-BA Roberto Maynard Frank, que ao recepcioná-la falou em nome dos membros da Corte. O juiz ressaltou a empossada como exemplo de justiça, de conduta irreparável e de serviço à Justiça. A magistrada teve ainda homenagens feitas pelo Procurador Regional Eleitoral Sidney Madruga e pela advogada Sara Mercês dos Santos, que falou em nome da classe dos advogados. 

Trajetória 
Natural de Coaraci, no sul da Bahia, a Desembargadora Maria do Socorro formou-se em Direito pela Universidade Católica do Salvador (CSAL), faculdade na qual ingressou no mesmo período em que iniciou o curso de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Diretora da Escola de Magistrados da Bahia (EMAB), em sua segunda gestão. 

Foi também Juíza na Comarca de Conceição do Almeida, de onde seguiu para as Comarcas de Castro Alves e Cruz das Almas. Em 1991, enveredou sua carreira pelos Juizados Especiais Cíveis e de Defesa do Consumidor da Capital, onde permaneceu por 16 anos. Alçada às Turmas Recursais e a Juíza Substituta do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia em 2005, foi promovida a Desembargadora pelo critério de merecimento em 23 de agosto de 2007. / Informações Ascom TJ-BA

Postar um comentário

0 Comentários