About Me

teste-anuncia-728x90px

Caos total: o velho problema das inundações no centro de Coaraci

GENISSON SANTOS | ESPECIAL 
De SP com informações da BA

J.J. Seabra, umas das principais ruas da cidade completamente tomada pela água suja (Foto: Antônio Marcos/Facebook)
Toda vez que o brilho do sol é ofuscado por densas nuvens negras, a meteorologia nos diz que vem chuva por aí. E para os comerciantes da Rua JJ Seabra e Av. Juracy Magalhães, no centro de Coaraci, não é preciso ser adivinho, ou possuir qualquer outro poder sobrenatural para saber o que irá acontecer logo na sequência: a chuva começará a cair e após alguns minutos, pronto! A água suja, sem ter para onde escoar, se acumula na calçada, provocando transtornos. Um verdadeiro pandemônio. 

Nestes períodos de “cheia”, para se transitar nos pontos atingidos é aconselhável que as pessoas saiam de suas casas equipadas de boia, bote salva-vidas e submarino, pois só assim é possível enfrentar a situação caótica que se forma toda vez que chove. 

Carro ilhado (Foto: Antônio Marcos/Facebook)
O problema dos alagamentos naquela região é antigo. Segundo informações, há décadas os comerciantes e moradores sofrem com as inundações. 

Nossa equipe já acompanhou de perto a situação dos moradores e comerciantes da região. A rotina é sempre a mesma: bastam alguns minutos de chuva e o caos está formado. As ruas ficam tomadas pela água suja. Depois que o nível abaixa, os comerciantes começam a retirar a lama da porta de seus estabelecimentos. E é sempre assim: não precisa chover muito para que os lojistas comecem a sofrer com o problema. Antes mesmo de começar a chuva eles já entram em pânico. “Se passar uma hora chovendo sem parar nós estaremos debaixo d’água”, afirma temeroso um dos empresários. 

Para tentar impedir que os estragos provocados pelas enchentes sejam maiores, muitos comerciantes têm que apelar para a criatividade. Alguns fazem uma espécie de vedação das portas com tábuas e argila. 

Outro problema é o mau cheiro deixado pela água suja, que pode provocar ainda inúmeras doenças. O movimento no comércio também diminui durante o período de inundações. 

SEM SOLUÇÃO?

Governantes de braços cruzados e população a ver navios. Problema dura quase 5 décadas (Foto: Antônio Marcos/facebook)
Os constantes alagamentos no Centro de Coaraci são causados devido à rede de esgoto da localidade não comportar o volume de água que desce das ruas adjacentes. Segundo moradores, a tubulação da localidade é muito estreita, além de estar totalmente obsoleta, merecendo melhoramento em caráter de urgência. 

E o problema é antigo. Em entrevista a este repórter, em março de 2010, um dos comerciantes mais tradicionais da região revelou que as enchentes na região da Rua J.J. Seabra persiste há mais de 40 anos. 

Ao longo de quase 5 décadas, nenhuma providência foi tomada por parte dos governantes para tentar solucionar o problema. Os anos continuam se passando e o poder público permanece de braços cruzados. Enquanto isso, moradores, comerciantes e a população em geral continua a ver navios e sob contante ameaça.

Postar um comentário

0 Comentários