About Me

teste-anuncia-728x90px

Coaraci recepciona médica cubana e inaugura memorial

A prefeitura de Coaraci entregou à população, nesta sexta-feira (14), o memorial Ângelo Brito em homenagem a um dos ícones da medicina dos municípios do Vale do Rio Almada, e em especial a Coaraci. O memorial é composto de instrumentos usados pelo médico que atuou por 24 anos em Coaraci e municípios vizinhos, além de objetos pessoais cedidos pela família. O memorial foi organizado pelo artista plástico e decorador Augusto Brito, sobrinho do médico que representou a família na homenagem. “Estamos felizes. É uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido por doutor Ângelo por vários anos em Coaraci e outras cidades”, ressaltou o artista. 

Na cerimônia também foi apresentada a médica cubana Keily Sánchez Rodriguez, do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. “Hoje estamos comemorando duas grandes conquistas para nós de Coaraci, o prazer de homenagear um médico que tem grandes serviços prestados a região e receber uma profissional que sai de seu país para servir ao povo de outra nação”, disse a prefeita de Coaraci, Josefina Castro. A médica Keily Rodriguez, formada há cinco anos, disse estar contente e feliz em trabalhar em Coaraci. Em português fluente, ela disse “que vai trabalhar para ajudar a comunidade”. O presidente da Câmara Municipal, Rosival Carvalho (DEM), elogiou a prefeitura pelas iniciativas “É importante homenagear pessoas que fazem parte da história desta cidade, como doutor Ângelo, e receber uma profissional de um país como Cuba, que é referência em atendimento, onde o mundo inteiro vai em busca de atendimento”, lembrou o parlamentar. 
O memorial Dr. Ângelo Brito está instalado no posto de saúde homônimo, recentemente reformado. O médico, natural de Santo Antônio de Jesus, formou-se em medicina em 1962, em Salvador. Veio com mais dois amigos passar um final de semana em Coaraci. Encantou-se pela cidade e resolveu permanecer. Ângelo Brito foi um dos responsáveis pela construção do Hospital de Coaraci com a colaboração de Eldebrando Pires, Edgar Crusoé, Rubem Nascimento e Temístocles Azevedo. Trabalhou no município durante 24 anos. Faleceu em 1987, na zona rural de Coaraci, prestando serviço à população.

Postar um comentário

0 Comentários