About Me

teste-anuncia-728x90px

Morre prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim

A prefeita de São Francisco do Conde, Rilza Valentim (PT), morreu na noite desta quinta-feira (24) após sofrer uma embolia pulmonar. Segundo informações, ela estava internada no Hospital Aliança desde a segunda-feira (21) e faleceu na unidade por volta das 17h30. O velório acontecerá na Câmara de Vereadores do município, nesta sexta-feira (25), durante todo o dia. O enterro será às 16h no cemitério local.

No último dia 17, ela participou com outros prefeitos e com o governador Jaques Wagner da primeira reunião do Colegiado da Entidade Metropolitana da RMS. Agora, o vice-prefeito da cidade, Evandro Almeida (PP), deve assumir o comando do município. Segundo informações do PT, a Rilza sofria de anemia falciforme, doença hereditária que atinge principalmente a população negra e provoca os sintomas clássicos da anemia, como fadiga, fraqueza e palidez, além de dores intensas nas articulações. Por conta da doença, os glóbulos vermelhos sofrem uma alteração, perdendo a forma arredondada e elástica, adquirindo o aspecto de foice e endurecendo, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos. 

A prefeitura de São Francisco do Conde mantinha um programa de assistência aos portadores de anemia ou traço falciforme desde o início da sua gestão. Natural de São Francisco do Conde, Rilza Valentim foi professora de Química e começou sua carreira na vida pública ao assumir a Secretaria Municipal de Educação de São Francisco do Conde. Foi vereadora por dois mandatos nos anos de 2000 e 2004. Em 2008, chegou à prefeitura e, em 2012, foi reeleita com mais de 75% dos votos. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Postar um comentário

0 Comentários