About Me

teste-anuncia-728x90px

Um debate de competências

Por Samuel Celestino
O debate que a TV Bandeirantes levou ontem ao ar e que só findou no início da madrugada de hoje, foi marcado por boa organização e pelo que, de resto, se imaginava: Paulo Souto procurava Rui Costa para acossá-lo, Costa usava o mesmo expediente em relação a Paulo Souto, e Lídice da Mata atacava os dois, usando maior eficiência nas alfinetadas no candidato governista. Marcos Mendes, do PSOL, não surpreendeu porque tem excelente formação e demonstrou conhecimentos sobre os problemas da Bahia.

De outro modo, Da Luz também não surpreendeu porque é o que é: repete sempre as mesmas coisas. O que já não é surpresa transpareceu no debate como um fato curioso: o candidato Rui Costa parece ser candidato à reeleição, porque quando se refere ao governo Jaques Wagner, do qual participou, e foi pinçado pelo governador para ser o candidato do PT à sucessão, ele colocava sempre a expressão “nós fizemos” embora tendo ocupado secretarias meios, e não fins, como a de Articulação e a Casa Civil, que são mais políticas do que executivas. Souto tem a seu favor um amplo espectro de conhecimentos dos problemas baianos, por ter sido governador por duas vezes e detém conhecimentos da Bahia de antes e a de agora. Foi bem e de igual modo Rui e Lídice. Acentuou por mais de uma vez que a Bahia retrocedeu no cenário federativo, perdendo posições em relação aos demais estados. 

Lídice levou o debate também para o cenário nacional (o que Souto e Rui não fizeram) citando Marina Silva e, por duas ou três vezes, Eduardo Campos. O interessante é que Rui Costa, e isso é uma questão de marketing, passou a rir muito na campanha (com dentes perfeitos) e em algumas vezes que as câmeras da Band flagrou a sua imagem quando estava sério, demonstrava uma imagem sisuda, senão preocupada. Mas está preparado. Dispõe de conhecimentos sobre o Estado. 

Postar um comentário

0 Comentários