About Me

teste-anuncia-728x90px

Coaraci supera meta na evolução do Ideb

O município de Coaraci, no Sul da Bahia, superou a meta estabelecida para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2013. A nota chegou a 4,1, com elevação de 0,9 comparada ao desempenho do período anterior, resultado que é um dos melhores da Bahia. O Ideb é calculado a partir da avaliação da aprendizagem dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e do fluxo escolar, que leva em conta a taxa de aprovação. 

Em Coaraci, cidade que é governada pela professora e ex-secretária de Educação Josefina Castro, a evolução do índice reflete a prioridade conferida às ações na área pedagógica. “Os resultados estão relacionados a um envolvimento coletivo e à centralidade na figura do professor”, resume a secretária de Educação Leninha Vila Nova Cavalcante. Ela comemora o desempenho, destacando que a nota obtida por Coaraci foi superior à meta de 3,8 proposta pelo MEC. As escolas municipais Rotary, com Ideb de 5,5, e Maria Barreto Santiago, com 4,8, atingiram, respectivamente, metas estabelecidas para os anos de 2021 e 2019. Os investimentos nas escolas, associados à formação continuada dos professores, têm permitido um crescimento substancial do Ideb desde 2005, quando o índice de Coaraci era de 2,1. “Nós apostamos na educação como principal instrumento de promoção social e construção de uma cidade melhor”, prega Josefina Castro. 

A secretária Leninha Cavalcante observa que o melhor desempenho do Ideb em Coaraci se deu nas séries iniciais, correspondentes ao Ensino Fundamental I. “Nosso desafio continua a ser identificar os pontos fracos para superá-los e atingir índices cada vez maiores”, afirma. Segundo ela, a avaliação serve de parâmetro para o planejamento das ações.

Postar um comentário

0 Comentários