About Me

teste-anuncia-728x90px

Coaracienses deram o último adeus ao ex-prefeito Joaquim Torquato

Foi sepultado na tarde deste domingo (17), no Cemitério Campo Santo em Coaraci, o corpo do ex-prefeito de Coaraci Joaquim Almeida Torquato (PMDB). O velório ocorreu no Ginásio de Esportes Terra do Sol. Ao longo do dia a comunidade coaraciense, amigos, familiares e representantes políticos foram prestar as últimas homenagens ao velho guerreiro, entre eles a atual prefeita Josefina Castro (PT), o vice-prefeito Sergio Fraife (PSB), os ex-deputados Geraldo Simões, Renato Costa e Jorge Vianna, o ex-prefeito de Almadina Laudano, os ex-prefeitos de Coaraci Gima, Janjão e Tio Elivaldo, dentre outras personalidades da politica local e do Sul da Bahia.

"Kinka canela seca" como era chamado pelos seus eleitores, foi vereador por três vezes, eleito prefeito 4 vezes, mais governou Coaraci por três mandatos, um deles não pode assumir por causa da ditadura, com a decretação do Ato Institucional 5 (AI 5), no final dos anos 1960. Torquato elegeu três sucessores.

1º mandato de 07/04/1971 à 01/02/1973 elegendo em seguida Antonio Ribeiro Santiago, o 2º mandato foi de 02/02/1983 à 31/12/1988 elegendo em seguida Aldemir Cunha de Oliveira "Janjão" e o seu 3º mandato foi de 01/01/1997 à 31/12/2000 Torquato poderia disputar a reeleição mais preferiu lançar o seu vice Elivaldo Henrique Santos Reis "Tio Elivaldo" que se elegeu e foi o seu terceiro sucessor. Torquato sempre foi filiado ao PMDB desde a época do velho MDB, figura histórica, considerado o maior líder político da história de Coaraci e do PMDB da região.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. O pastor Jessé Maria da Silva, meu esposo, sentiu muito a partida deste amigo de sempre. Ficam a saudade e a alegria de haver encontrado em kincas um amigo do caminhar juntos para a melhoria e o bem estar do povo coaraciense.

    ResponderExcluir