Buscando solucionar o problema de falta de água em Coaraci, decorrente da maior crise hídrica já vivida na região cacaueira, a Prefeitura Municipal de Coaraci através da CMDC (Comissão Municipal de Defesa Civil) juntamente com a EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) tem desenvolvido diversas atividades para amenizar os problemas causados pela estiagem.
A equipe técnica tem feito um acompanhamento diário das nascentes que compõem o rio Almada, além de realizar desobstruções do leito do rio para aumentar o volume de água nos pontos de captação. “A boa notícia é que houve um pequeno aumento no volume da nascente após estas primeiras chuvas e que foi analisado e dado como possível à implantação de mais uma fonte de captação a partir do riacho da região da Mangueira”, disse Gerson Andrade, Gerente da Embasa local.
SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA
A Prefeitura de Coaraci criou a Comissão Municipal de Defesa Civil para acompanhar as ações referentes a crise hídrica enfrentada pelo município, causada pelo longo período de estiagem. A prefeita Josefina Castro determinou Situação de Emergência, através do Decreto 6649/2015, para facilitar todos os investimentos necessários para resolver este problema.
O presidente da CMDC e atual secretário de obras de Coaraci Bêa Borges vem acompanhando os serviços da Embasa e ressalta que é possível superar as dificuldades no abastecimento.
“É necessário que a comunidade colabore para a solução dessa crise, economizando o máximo que puder de água. Estamos cobrando também que Embasa faça os investimentos necessários para a manutenção da captação e distribuição do nosso bem maior que é a água”, finalizou o secretário.
De acordo com informações da equipe ainda existe uma estabilidade na vazão das nascentes, que até então vem suprindo o abastecimento, contrariando hipóteses da estagnação total do fornecimento.
0 Comentários