About Me

teste-anuncia-728x90px

Saúde mental é historicamente estereotipada, lamenta psicóloga

BN - Em meio às várias cores de campanhas de saúde durante o ano, o mês de janeiro é branco e tem como foco a saúde mental. Mas Psicologia e Psiquiatria, profissões que tratam da mente, ainda são vistas com preconceitos e estereótipos. Segundo a psicóloga da rede Hapvida, Marta Érica Souza, esse é um problema histórico e que precisa ser combatido diariamente para não trazer ainda mais prejuízos para a sociedade.

“Esse estereótipo foi criado por nós. Pra você ter ideia, há 20, 25 anos, se você pegar um livro de psiquiatria, vai estar exemplificado que vida social, financeira, política, não trazem nenhuma possibilidade da pessoa ser ansiosa e depressiva, não são nenhum pré-sintomático para aquilo”, lembrou Marta Érica.

A profissional acredita que campanhas como o Setembro Amarelo e o Janeiro Branco contribuem positivamente para a desconstrução da ideia de que psicólogos e psiquiatras são profissionais que tratam de "gente louca". Na verdade, segundo a especialista, todas as pessoas precisam olhar para si e fazer terapia. “Até para entender, compreender e conseguir conviver com as pessoas que acham que não precisam de terapia”, defendeu a psicóloga.

Postar um comentário

0 Comentários